Mais uma instituição ilheense festeja o centenário, o Abrigo São Vicente de Paulo, o tradicional lar de idosos de Ilhéus, localizado no Bairro da Conquista. Na semana passada, a cidade celebrou o centenário do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de Ilhéus e destacada instituição de ensino. A programação comemorativa do centenário do Abrigo coincide com a Semana do Idoso.

A programação foi iniciada com uma novena, no último domingo, 18, cujo tema central é “100 anos iluminando vidas”, que será encerrada na próxima segunda-feira, 26. A parte religiosa terá como ponto alto, no dia 27, uma Caminhada de Fé, às 18h30min, e uma Missa Solene, às 19h30min, na Capela de São Vicente, padroeiro dos idosos.

Flávio Soares, gestor do Abrigo São Vicente de Paulo, enfatiza a importância dos 100 anos da instituição. “Para todos nós, que amamos o Abrigo, este é um momento muito especial. Afinal, desde 1916, este espaço vem realizando, sempre de forma digna, cuidadosa e carinhosa, o abrigamento dos idosos de Ilhéus e da região. Assim, para celebrar este momento histórico, o Padre Aldemiro Sena, que é o nosso atual presidente, montou uma programação, que valoriza desde uma grande novena, trazendo as paróquias da cidade para o Abrigo, até uma série de atos culturais e artísticos”, comenta Soares.

A “Semana do Idoso” se estenderá até o dia 1º de outubro, contando com diversos momentos culturais e artísticos. Na área verde do Abrigo, no dia 26, o haverá a Tarde Musical, com o cantor Sérgio Lessa, a partir das 14h30min, e a participação dos alunos do Curso de Psicopedagogia da Uesc, às 15 horas. A Semana prossegue no dia 27, com o Coral da Ceplac, às 14h30min, e estudantes do Colégio Impacto, às 15 horas; dia 28, apresentação dos alunos do Colégio Paulo Freire, às 14h30min, e apresentação teatral realizada pelo Cras do Teotônio Vilela, às 15 horas; e no dia 29, Atividade Dinâmica com Tuty Zalum Leiro, às 14h30min, e Contação de Histórias, às 15 horas.

No dia 1º de outubro, a partir das 20 horas, um grande baile festivo terá como atrações Gabriela Maia e Keketa e Banda. O ingresso custa 30 reais e pode ser adquirido na Ortomédica, Zum Decoração e nas secretarias do Abrigo e da Catedral de São Sebastião, situada na Avenida Soares Lopes.

História – Fundada no dia 10 de setembro de 1916, a Sociedade São Vicente de Paulo de Ilhéus é uma entidade sem quaisquer fins lucrativos. Sua missão primordial é cuidar dos idosos, sobretudo dos mais carentes e necessitados, acolhendo-os, independentemente de sexo, cor ou religião.