O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, vistoriou, na manhã desta quarta-feira, 22, a obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família Sara Kubitschek, localizada no Bairro do Malhado, zona norte da cidade. Os serviços para conclusão do remanescente da obra foram reiniciados no último mês de julho. Na oportunidade, o gestor verificou que o trabalho está sendo desenvolvido em ritmo acelerado.

O prefeito esteve acompanhado pelos secretários municipais de Saúde, Geraldo Magela, de Turismo, Alcides Kruschewsky, de Infraestrutura, Átila Docio, a engenheira Camila Carmo, o administrador do bairro do Malhado, Walderson Carlos (Set), o mestre de obras empresa ACR Construtora, José Raimundo Rosário, entre outros.

A Unidade Sara Kubitschek atende à população do Parque Infantil, no Malhado, e de bairros adjacentes. Enquanto a obra é realizada, os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), localizado na Barra.

Durante a inspeção à obra, o prefeito Mário Alexandre reafirmou o seu compromisso para com a saúde no município. “Entrar no antigo posto Sarah me deixava triste – o local apertado e pessoas amontoadas buscando atendimento médico. Agora, vejo a ideia, o sonho se transformando em realidade, por isso, agradeço à equipe do nosso governo, que acreditou na realização desse projeto tão importante. Nada resiste ao trabalho”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, Átila Docio, a obra tem previsão de entrega entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano. “Em parceria com a secretaria de Saúde (Sesab) do Estado, conseguimos os recursos necessários para a devida ampliação do posto Sarah, além da sua reconstrução. Esperamos o mais rapidamente disponibilizar o espaço para uso de toda a comunidade”, acrescentou.

A obra inclui a construção de uma área que interliga os dois prédios, onde funcionará uma recepção. Serão também construídos sanitários para funcionários e para pessoas com deficiências, sala para farmácia, além da reforma dos prédios de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde, como a quantidade ideal de consultórios, metragem das salas de atendimento, equipamentos de acessibilidade, entre outros quesitos.

Para o secretário de Saúde, Geraldo Magela, após a conclusão da obra de reforma e ampliação, será necessária a designação de mais profissionais médicos e enfermeiros para impactar o atendimento no local. “Com satisfação, observo a reorganização do sistema de saúde, em Ilhéus, tendo a parte física como uma das prioridades. Mas também estamos cuidando dos recursos humanos. A nova unidade Sarah passará a contar com um cardiologista, e estamos estudando a possibilidade de disponibilizar também um angiologista e um endocrinologista, conforme a demanda”, afirmou.