A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) participou de uma reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), com o objetivo de debater a importância e esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do Comitê de Bacias do Leste.

O referido comitê tem o poder de formular ações concretas de gestão das águas para as cidades que integram a Bacia do Leste: Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci, Almadina,Canavieiras, Santa Luzia, Arataca, Itapetinga, Uma, São José da Vitória, Jussari, Itororó, Itajú do Colônia, Caatiba, Buerarema, Itapé, Firmino Alves, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Floresta Azul e Barro Preto/Lomanto Júnior.

Na oportunidade, o vice-presidente da ADASB, Edimar Margotto Jr., frisou a importância dos representantes da sociedade civil organizada se engajarem nos órgãos e entidades que influenciam diretamente nos problemas da cidade. “Hoje vivemos em Itabuna uma crise hídrica gravíssima, precisamos nos unir para reverter esta situação”, destacou.

Ao serem eleitas, as entidades que integrarem o Comitê, sendo assim representadas por três segmentos – Poder Público, sociedade civil e usuários da água -, poderão interferir e participar ativamente do Plano de Bacia Hidrográfica; sugerir providências necessárias ao cumprimento de metas; arbitrar, em primeira instância administrativa conflitos relacionados ao uso da água e propor ações ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).

Estiveram presentes na reunião, o representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Antônio Rodrigues, mobilizador de novos membros que deverão participar do processo seletivo; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Ronaldo Abude; o coordenador do Movimento Empresarial do Sul da Bahia (MESB), Élio Nascimento, entre outros representantes do setor.

 

Renovação

Órgão responsável por formular políticas públicas para a gestão das águas na Bacia onde está inserido, o Comitê está com inscrições abertas, até o dia 2 de maio para a renovação dos membros titulares e suplentes para o quadriênio 2016/2020. Na região Sul da Bahia, os candidatos eleitos irão gerenciar as Bacias dos rios Cachoeira, Almada, Santana, Una/Aliança e Rio Doce.