Dezenas de pecuaristas da região Sul da Bahia lotaram na última terça-feira (23) o auditório do Palace Hotel, em Itabuna, para assistir a palestra “Planos Nutricionais para se produzir o boi 777” – novo método para criação de ruminantes que tem como meta encurtar o prazo de produção e aumentar os lucros.
O evento foi uma realização da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB), em parceria com a Bellman Nutrição Animal – empresa que integra o grupo da Trouw Nutrition, uma das líderes globais do setor.
O tema foi explanado com muita propriedade pelo zootecnista Alexandre Augusto Teixeira, Supervisor Técnico da Bellman Nutrição Animal – considerada a terceira maior empresa do mercado de nutrição animal. Também estiveram presentes no evento João Jorge, representante da Belmann/Bahia, e Vinícius Gonzaga, gerente da Bellman na Bahia/Minas.
“É de extrema importância participar destes tipos de eventos, principalmente aqui na Bahia, pois além de estabelecer uma maior aproximação com os produtores, temos a oportunidade de disseminar novas informações, novas tecnologias que estão sendo usadas em outras regiões do país”, comentou Vinícius Gonzaga.
O sistema boi 777 é uma tecnologia que permite a produção de um boi com 21 arrobas em até dois anos, ou seja, o gado ganha sete arrobas na desmama, sete na recria e sete na engorda. Desta forma, o tempo em que o animal fica pronto para o abate é reduzido de três para dois anos.
Entre os pontos destacados na palestra pelo zootecnista Alexandre Teixeira, a importância do confinamento expresso, tipos de produtos para se trabalhar na seca e tecnologias para o ganho de peso. “No Confinamento Expresso, por exemplo, temos como vantagens o baixo custo com infraestrutura, operacional facilitado e dieta semelhante ao confinamento convencional”, comentou.
O presidente da ADASB, Elder Fontes, finalizou agradecendo a parceria com a Bellman. “Espero que este tenha sido o primeiro de muitos encontros e parcerias de sucesso que realizaremos com a Bellman. A ADASB está muito feliz com a participação dos sócios. Agradeço a presença de todos”.