A Prefeitura de Ilhéus segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), as equipes de agentes de combate às endemias realizam visitas diárias às residências, principalmente nos bairros com maiores índices de infestação.

O objetivo do trabalho é averiguar possíveis criadouros do mosquito para eliminação de foco, bem como realizar a coleta de amostras de larva para serem analisadas. A Sesau destaca a importância da população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes, que inclui autorização para inspeção dos imóveis.

As Unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul são referência para os casos no município.

“Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser mantidos o ano inteiro, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos. Se não houver comprometimento da população, os casos continuarão aumentando”, explica André Cezário, titular da Sesau.

A comunidade tem papel central na prevenção da doença. Os munícipes devem cobrir tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.

Disque-dengue – A população pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3231-4519.  O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.