Agricultores familiares de Itabuna se preparam para a colheita do tradicional milho de São João, apesar da baixa expectativa de produção em razão da ausência de chuvas. O plantio aconteceu em março passado com a liberação de sementes pela Prefeitura.

“A qualidade das sementes foi inquestionável. Grãos selecionados e de qualidade. Porém, a chuva não foi suficiente”, explicou Adauto Santos, presidente da Associação Grapiúna dos Pequenos Agricultores Familiares (Agrafam).

Atualmente, a Agrafam conta com 64 agricultores familiares, que receberam da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente 20 quilos de sementes de milho. “O milho é o rei das mesas juninas, todos plantaram. Mas, a produção não vai ser a esperada, pois, o sol nos castigou bastante”, completou o dirigente.

O diretor municipal de Agricultura, Rodrigo Haum, lembra que em março foram doados cerca de 480 quilos de sementes para pequenos agricultores de 17 associações, como uma forma de fortalecer a agricultura familiar do município.

“A agricultura é um dos vetores de crescimento da economia e nosso papel foi incentivar o plantio do milho de São José, para agora no São João”.

Haun finaliza lembrando que os incentivos vão além, pois, tem sido dado todo suporte necessário aos agricultores por meio de assistência técnica, visando melhorar a produção e produtividade.

“Uma das ações que está sendo feita neste momento é o recadastramento desses agricultores para identificarmos o perfil de cada um, o tipo de produção, entre outras informações”, concluiu.