O governador da Bahia, Rui Costa (PT), teve ontem sua estreia nas comemorações do 2 de Julho desde que foi eleito. Sem a presença de militantes petistas, Rui seguiu em seu cortejo acompanhado, basicamente, por secretários estaduais e servidores públicos. Ao contrário de anos anteriores, a comitiva do governo teve maior dispersão e pouca presença de lideranças de partidos da base. O vice-governador, João Leão (PP), não participou do evento, assim como os senadores Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT).
Os aliados políticos que foram ao desfile ficaram distante da comitiva do petista. O presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), por exemplo, não acompanhou o governador no desfile. Grande parte dos integrantes do alto escalão do governo também seguiu mais distante de Rui. Já a senadora Lídice da Mata (PSB) esteve próxima ao governador em metade do percurso. Com o movimento intenso em volta do prefeito ACM Neto, a comitiva de Rui, que vinha atrás, ultrapassou a do democrata, o que causou empurra-empurra, mas sem confrontos. Em parte do trajeto, completado em cerca de duas horas, Rui recebeu saudações e aplausos, mas foi alvo de vaias na Lapinha e na Soledade.
Parte das manifestações ocorridas durante sua passagem era dirigida ao esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato e ao ajuste fiscal. Entre banhos de folha oferecidos por adeptos do candomblé, Rui foi ao encontro de pessoas que estavam nas calçadas. Trocou abraços e posou para fotos. “É a data que simboliza a raça, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano. Eu espero que essa data ganhe um reconhecimento nacional em breve”, declarou. Lado a lado com ele, estavam os secretários Nestor Duarte Neto (Administração Penitenciária) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente).
No início da tarde, Rui foi homenageado pela Marinha, no 2º Distrito Naval, com a condecoração do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. Depois, seguiu para as atividades finais da festa, no Campo Grande.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.