Mais de 800 alunos da Escola Municipal Heitor Dias, sediada na Avenida Canavieiras, em Ilhéus, participam neste sábado, dia 19, da exposição de telas “Releitura de Artes da Obra de Carybé”. O evento, que acontecerá das 8h30min às 13 horas, na instituição, integra o Projeto “Caras do Brasil”, lançado pela Escola em 2010. Nestes últimos cinco anos, sempre integrando a “Arte no Ensino Fundamental”, o trabalho já promoveu outras releituras importantes, como de Vincent Van Gogh, Romero Britto, Claude Monet e Cândido Portinari.
De acordo com a coordenadora pedagógica Ildenir Andrade, uma das propostas do Projeto “Caras do Brasil” é enfatizar a importância das artes como uma linguagem capaz de contribuir para a formação estética e artística dos estudantes. Ela reitera que as artes integram a grade curricular do Ensino Fundamental I e são constituídas pelos seguintes eixos: artes visuais, música e artes cênicas (teatro e dança).
Ildenir Andrade acrescenta que a iniciativa visa desenvolver o potencial artístico do alunado, que, por meio das exposições anuais, passa a fazer, conhecer e apreciar as produções culturais disponíveis na sociedade. “Tudo isso, obviamente, além de estimular competências relevantes, como a percepção, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar e o valorizar”, salienta a coordenadora.
Projeto – Nos últimos anos, a Escola Heitor Dias vem trabalhando para ampliar,em cada um de seus alunos,a habilidade de perceber, relacionar e compreender a arte. “Uma vez que a arte tem a função social de estimular no estudante o seu processo criador, a escola ficou com a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades essenciais para a formação global do sujeito”, comenta.
A coordenadora pedagógica lembra que o trabalho foi iniciado em 2010 quando os alunos da Escola Heitor Dias estudaram a biografia do pintor Vincent Van Gogh, fazendo, na sequência, a releitura de “Girassóis”, um dos mais conhecidos trabalhos do mestre holandês. A partir desse ano, os estudantes estudaram a vida de diversos outros grandes nomes da arte, como Dorival Caymmi e Tarsila do Amaral, entre inúmeros outros.
Carybé – A diretora da Escola Heitor Dias, Jacira Fernandes, fala sobre a escolha, para este ano, do artista plástico Hector Júlio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé, nascido na cidade de Lanús, na Argentina, e naturalizado brasileiro. “Suas produções traduzem muito do espírito baiano, revelando o dia a dia do nosso povo, de sua riquíssima cultura popular e de toda a magia que envolve o seu folclore”, elogia.
Carybé foi um pintor, gravador, escultor, muralista, ilustrador, ceramista, jornalista, historiador e pesquisador. O artista plástico nasceu no dia 7 de fevereiro de 1911 no município de Lanús, na província de Buenos Aires, na Argentina. No entanto, residia no Brasil desde 1949. Faleceu em Salvador no dia 2 de outubro de 1997. Parte de sua produção se encontra no Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia.
Heitor Dias – A Escola Municipal Heitor Dias possui 18 salas de aula, que funcionam nos turnos da manhã e da tarde. Os mais de 800 estudantes da unidade escolar cursam do Ciclo 2, Fase I (1º ano) até o Ciclo 3, Fase II (5º ano do Ensino Fundamental I).