De 21 a 28 de agosto, está sendo comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Professores e estudantes da escola da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –  de Ilhéus, sob a direção da professora Maria Vitória Veloso Penalva de Oliveira, fizeram uma blitz na rodovia Ilhéus-Canavieiras, nas imediações da Madeireira Malaguti, em defesa dos direitos da pessoa com deficiência e a conquista de novos espaços de inclusão. O tema da Semana este ano é “Inclusão se conquista com autonomia”.

Durante a blitz, em Ilhéus, foram utilizadas faixas, de um lado e do outro da pista, para chamar a atenção dos motoristas que trafegavam na rodovia. Na abordagem, realizada em um quebra-mola – onde a velocidade é reduzida, houve distribuição de folders educativos da ação, que contou com apoio dos estudantes de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Andrea Kroger.Após a ação, houve uma distribuição de lanches às crianças da Apae, na área de convivência da Faculdade de Ilhéus, que contou com a colaboração da Nutricau.

Nesta quinta-feira, será realizada palestra, aberta ao público, das 9 às 10 horas, com a psicopedagoga Eunice Viana, na sede da Apae. O encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece nesta sexta-feira, com uma recreação com o Grupo Águias de Sião, na parte da manhã, seguida de almoço, a partir das 12h20min.

Fundada em 1980, a Apae de Ilhéus é presidida pelo Coronel Albervan Neves de Almeida e conta com 172 alunos em atividade. A instituição se caracteriza por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se ainda pelo pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de dois mil municípios em todo o território nacional, desde o ano de 1954.