O senador e presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que os crimes contra a saúde pública e contra a vida já estão praticamente comprovados diante dos depoimentos obtidos pelo colegiado, no Senado Federal. A Comissão investiga ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais de recursos a estados e municípios para o combate ao coronavírus.

“Crimes contra a saúde e contra a vida já estão praticamente comprovados. Imunização de rebanho: o que se entende? ‘Olha, vai lá, se contamina e os fortes se salvarão’ e os fracos morrerão. Jogando para a população que uma pessoa que se achava forte e não sabia se tinha algum tipo de doença? Teve muita gente que entrou nessa onda. Essa era a imunização de rebanho propagada pelo gabinete paralelo. Um gabinete que atuava para aconselhar o presidente”, afirmou o presidente da CPI à CNN Brasil.

Aziz ainda disse que o presidente foi “convencido” a insistir na divulgação do tratamento precoce contra a Covid-19 com medicamentos sem eficácia comprovada contra o vírus. O atual mandatário também foi levado a insistir na “imunidade de rebanho”, ou seja, na infecção de toda a população pela doença.

“O presidente [Bolsonaro] não acordou um dia e disse ‘olha, tive um sonho e, nesse sonho, disseram que se fizéssemos imunidade de rebanho e tratamento precoce, com cloroquina salva [a população da covid-19]. Não. O presidente foi convencido a isso e procurou o lado errado da ciência. Nós podemos negar muita coisa, mas não podemos negar a ciência. A ciência estuda, pesquisa, faz teste. E até hoje não tem trabalho publicado – e os que já foram publicados foram desmentidos – que falem de tratamento precoce para essa doença tão fatal. […] É uma doença muito grave para achar que, com um simples remédio, vai se curar”, afirmou Aziz.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado