O transporte ferroviário é o meio de transporte terrestre de menor custo, que menos agride o meio ambiente e possui maior capacidade de carregar cargas e passageiros e na opinião do vereador Hilton Coelho (PSOL) necessita de investimento adequado dos poderes públicos. Ele apresentou três projetos de indicações que foram aprovados pela Câmara Municipal de Salvador.

O primeiro indica ao governador Rui Costa (PT) preserve a bitola métrica atualmente em uso pelo Sistema de Trens do Subúrbio, adotando a bitola mista, de forma a permitir a utilização concomitante dos atuais trens de passageiros e do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), viabilizando o Trem Regional até estação da Calçada e que os trens de carga possam chegar ao porto marítimo de Salvador.

“Os trens do Subúrbio são importantes meios de transporte para a cidade de Salvador, sendo utilizados por 18 mil passageiros diariamente. Entre os anos de 1980 e 1982 o sistema de trens do Subúrbio foi submetido à reforma, complementada por novas obras estruturais realizadas entre os anos de 2005/2013, quando se construíram novas estações, foram assentados trilhos novos e dormentes de concreto. Considerando que a proposta do governo estadual para o Sistema de Trens prevê a substituição pelo VLT, com a alteração da bitola (distância horizontal entre os trilhos) métrica, atualmente utilizadas nos trens, por outro tipo de bitola específica para os futuros VLT, o que significaria a perda de todo o investimento milionário recente realizado no sistema e inviabilizaria a expansão para a região metropolitana de Salvador, onde já tem os trilhos na bitola citada”, detalha o legislador.

Hilton Coelho considera que a extinção da bitola métrica para implantação de outra mais larga, exclusiva para o VLT, vai de encontro à proposta de instalação do Trem Regional de Passageiros, aprovada pelo Ministério dos Transportes, que ligará Salvador à Alagoinhas e Conceição da Feira, utilizando a via existente (bitola métrica) até Salvador. “A preservação da bitola métrica atual implica em simples substituição dos dormentes para recebimento de um terceiro trilho, com a adoção de bitola mista, o que implicaria em redução drástica do custo da obra para implantação do VLT, bem como diminuiria a duração da obra, amenizando os transtornos durante anos para a população usuária do Sistema”, finaliza.

Outra indicação aprovada diz respeito ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) solicitando ao governo estadual que preserve o funcionamento do Sistema de Trens do Subúrbio enquanto realiza as obras para instalação do VLT.

“O governo estadual pretende realizar a substituição do Sistema de Trens pelo VLT, com realização de obras ao custo de R$ 1,1 bilhões de reais, previstas para se iniciar ainda este ano e finalizar apenas em 2017, com interrupção do Sistema de Trens do Subúrbio. As reformas realizadas no sistema no período de 2010 a 2013 causaram imensos transtorno aos usuários, com o translado dos passageiros do Sistema entre as estações de Lobato e Plataforma feitos precariamente por vans, o que resultou na diminuição para 3 mil usuários dos trens durante a reforma da ponte ferroviária”, disse.

Ele lembra que a população do Subúrbio Ferroviário encontra grande dificuldade de mobilidade urbana, tendo em vista o terrível engarrafamento na região da Calçada e Avenida Suburbana, enfrentado todos os dias por aqueles que precisam deslocar-se ao centro, engarrafamento este que tende a aumentar, caso seja paralisado o Sistema de Trem. “O atendimento de nossa indicação passa pela vontade política de atender os interesses da população mantendo-se aspectos do atual Sistema de Trens, como a bitola métrica, o que permitiria que a reforma do sistema fosse realizada de forma sustentável e paulatina, sem que fosse preciso a paralisação do sistema”.

Em relação à melhoria dos trens, terceira indicação aprovada, solicita que se conclua a requalificação dos trens reformados de Salvador, finalizando a montagem e o conserto dos trens já existentes, regularizando o procedimento de manutenção preventiva. “De acordo com Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), empresa que administra o Sistema de Trens, são mais de 18 mil pessoas utilizam os trens nos dias úteis, em sua maior parte, moradores da região, como também visitantes a passeio. Atualmente apenas dois dos trens fazem o transporte regular de passageiros. Os dois trens restantes não sofreram qualquer tipo de reforma, o que os leva a um estado de precariedade, estando os mesmos enferrujados, lentos e quebrando constantemente. Nada mais correto que se faça a completa recuperação de todos os trens”.

Segundo estudos feitos por Hilton Coelho, investimentos da ordem de R$ 150 milhões realizados durante o período de (2005/2012) foram aplicados em materiais e equipamentos já existentes no sistema ferroviário de Salvador. “A necessidade de manutenção e ajustes técnicos nos trens que foram reformados são visíveis. A previsão era do início em 2015 e o término em 2017, mas, sob o argumento da crise política e econômica, ficou sem previsão. Queremos que no mínimo o calendário seja mantido”, finaliza Hilton Coelho.

*Ascom – 26 de novembro de 2015.
Carlos Alberto Carlão de Oliveira – Fenaj-MTE (BA) 1317
Assessoria de Imprensa – Telefone: (71) 99971-4521

*Para mais informações favor entrar em contato com Hilton Coelho através do telefone nº. 98800-9317.