A defesa dos direitos dos animais é bandeira levantada desde o primeiro mandato do deputado estadual José de Arimateia (PRB), através de Sessões Especiais, Projetos de Lei e Indicações. Atento a isso, o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), encaminhou ao Governo do Estado a Indicação 19.767, que solicita a implantação de um Hospital Público Veterinário para Cães e Gatos no Estado. Ele, no entanto, está preocupado, pois, desde o ano de 2012, quando o documento foi protocolado, a Indicação não foi atendida.

Inspirado pela criação e implantação pioneira de um hospital público de cães e gatos em São Paulo, Arimateia enxergou na Bahia a necessidade de uma unidade de saúde semelhante. “A construção do hospital tem a maior finalidade de possibilitar às pessoas carentes, meios para o tratamento veterinário, tornando mínimo o abandono dos animais. À medida que cuidamos deles, vacinando-os e protegendo-os contra os diversos males, estamos cuidando da saúde Pública em geral, por isso, conto com a sensibilidade do Governador Rui Costa”, explicou o parlamentar.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2015, 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro, enquanto 17,7% das residências abrigam gatos. Na área rural, 65% das moradias têm cachorro e 39,4% delas têm gatos, revelando proporções superiores em relação à área urbana. Além disso, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que, somente no Brasil, hajam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos e 100 mil só na Bahia.

Assistência semelhante – O Hospital Veterinário de São Paulo proporciona, sem ônus para os proprietários dos animais e também para protetores que socorrem cães e gatos abandonados e maltratados, consultas, cirurgias, medicações, curativos, exames laboratoriais, incluindo hemogramas, bioquímicos e sorologias, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias, além de contar ainda com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).