Por desenvolver diversas atividades sociais, criar e participar de projetos educacionais, além de atuar em convênios e parcerias com órgãos públicos na proteção da saúde visual e combate a empresas que comercializam ilegalmente produtos ópticos, o Dr. Juarez Gonçalves terá seu mérito reconhecido através da honraria. “Nada mais justo que uma homenagem como a Comenda 2 de Julho para um profissional atuante na defesa da saúde visual e lutador há 20 anos pela regulamentação de sua classe profissional, de grande utilidade para a população da nossa Bahia”, comemorou Arimateia.

Bacharel em Optometria pela Fundacione Del Area Andina da Colômbia, o doutor Juarez, como é conhecido, especializou-se em Óptica pelo Colégio Nacional Policursos. Além de atuar como professor de Óptica no SENAC, Coordenador da Câmara Brasileira de Produtos Ópticos, Vice-presidente da Rede Ver, Vice-coordenador da CBÓPTICA (Câmara Brasileira de Produtos Ópticos), o optometrista é fundador e Presidente do Sindioptica-BA, entidade criada com a finalidade de defender, fomentar, desenvolver e fortalecer o micro, pequeno e médio empresário do segmento óptico do estado da Bahia.

Optometria – A ciência da área de saúde, não médica, estuda e avalia o sentido da visão. Os optometristas são agentes visuais primários, cuidam da prevenção visual, prescrevem óculos e exercícios para os olhos, quando necessário. Quando encontram qualquer patologia, encaminham o paciente para os oftalmologistas, que são os responsáveis pelo tratamento e cura das doenças oculares.

Realidade atual da Optometria – De acordo com a Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), no Brasil existem atualmente seis mil optometristas. Na Bahia, mil profissionais seguem focados em ser regulamentados como agentes de saúde visual primários, principalmente em um país cujo déficit de profissionais de saúde em geral é notório.

Conforme relatou o deputado Arimateia, a Optometria já é uma profissão estabelecida em âmbito mundial há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. “Estamos falando de profissionais sérios e preparados para atender a demanda existente nessa área. A comunidade baiana precisa e merece”, ressaltou o parlamentar, enfatizando que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) não tem atendido essa demanda.

Apoio aos optometristas – Durante seu atual mandato como parlamentar, José de Arimateia prossegue com diversas atuações em apoio à Optometria e seus profissionais, a exemplo da Sessão Plenária, ocorrida no dia 17 de março, na qual entregou ao embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek, documento solicitando a inclusão da Optometria no Sistema Único de Saúde (SUS) e Programa de Saúde da Família.

Já no dia 11 de maio, Arimateia promoveu na Comissão de Saúde e Saneamento um produtivo debate entre oftalmologistas e optometristas, no qual expôs minuciosamente a situação atual destes profissionais e destacou a importância da ciência que presta atendimento visual primário para a população baiana, que se encontra em carência de oftalmologistas, contando com 603 profissionais para 15 milhões de habitantes.