Tema não muito agradável, mas necessário, a palavra hipocrisia é aquela em que uma pessoa tem um comportamento contraditório, é exigir do outro aquilo que ele não é, é exigir do outro aquilo que ele não o oferece, como respeito, lealdade, consideração, etc.

Na segunda-feira (08), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anulou todas as condenações do ex-presidente Lula relacionada às investigações da Operação Lava Jato. Entretanto, não iremos entrar nesta celeuma jurídica. A reflexão fica por conta do comportamento “hipócrita” de uma parcela significativa da população brasileira diante destas questões.

Certamente, hoje os correligionários do ex-presidente e seus admiradores estão gritando: “Aha uhu, o Fachin é nosso”. Em 2015, os adeptos do antipetismo e do ex-presidente vibravam com esta frase de autoria do Procurador do MPF e chefe da Lava Jato, Deltan Dalgnol após conversa com Fachin sobre a condenação de Lula. O sistema processual brasileiro preconiza a imparcialidade do juiz, mantendo-se o julgador distante o necessário das partes para conduzi-lo com isenção.

Este é um dos diversos exemplos que podemos citar para percebermos como se comportam, e como se comporto para não ser mais um hipócrita e sendo, e como julgam os correligionários dessa polarização ridícula que divide o país, arranha amizades e incita o ódio que nos tornam cada vez mais cegos diante da razão e da coerência.

Precisamos discutir política não como discutimos sobre o futebol. A política, a Constituição, os direitos e garantias fundamentais são bases solidas de um estado democrático de direito.

Desta forma, precisamos discutir estas questões com um mínimo de conhecimento, senso de justiça e coerência, pois o meu direito, o seu direito e o direito dele, seja ele quem for, deve ser respeitado, pois o sentido de justiça não é julgar ao alvedrio das leis, mas através e em respeito a elas.

Por fim e para o bem desta reflexão, é salutar que o autor desse texto não se identifique, pois certamente seria ele julgado por seus leitores, quando o interessante seria julgar apenas o texto.

Viva a hipocrisia nossa de cada dia!

 

#jcfadelula2022