O artista visual Yosh José foi acusado de furtar um celular durante a saída do bloco Habeas Copos, na sexta-feira (29), na Barra. O jovem, que é formado pela Escola de Belas Artes da Ufba, pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e dono da grife By Yosh, foi agredido com socos e pontapés, acusado por quatro homens de ter roubado um deles.

Yosh foi levado pela polícia para a Central de Flagrantes e registrou a queixa. Nesta sexta-feira (5), o empresário lança pelas redes sociais a campanha Rebele-se. O intuito é pedir “um basta a esse tipo de comportamento de uma minoria preconceituosa contra negros”. Yosh conclama: “Rebele-se contra qualquer tipo de preconceito, discriminação e violência”.

Em sua conta no Facebook, ele relatou ter sido agredido duplamente: psicologicamente e fisicamente. “Uma amiga do agressor tentou me induzir a não prestar queixa, dizendo que ele era “gente boa”. Eu falei com o delegado que o aconteceu foi um ato racista, sendo eu, a principal vítima da história. O delegado disse que nós, negros, devemos parar de nos vitimizar”. Um amigo de Yosh também registrou queixa e um dos policiais que acompanhou a situação confirmou o relato do jovem.

O artista vai estampar camisetas e batas com o desenho do Rebelde, personagem criado para a música homônima do músico Pedro Pondé, que é seu amigo.