Cerca de 40 pessoas morreram neste domingo (10), após uma série de bombardeios aéreos do Exército atingir um distrito ao sul de Cartum, capital do Sudão. A informação foi passada por um pronto-socorro voluntário.

“Por volta das 07h15 [02h15 em Brasília], as forças aéreas bombardearam a área do mercado de Qura”, informou o Comitê de Resistência do bairro. O número de mortos chega a “pelo menos 40”, acrescentou.

Este é o maior número de vítimas civis em um único ataque desde o começo da guerra civil no país, que iniciou em abril.

Os confrontos já deixaram pelo menos 4 mil mortos e forçaram mais de 4 milhões de pessoas a fugirem de casa – sendo mais de um milhão para países vizinhos. Os combates começaram após meses de tensões entre dois líderes militares rivais. As Forças Armadas do Sudão, sob o comando do general Abdel Fatah al-Burhan, e unidades paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), chefiadas pelo vice-presidente do Conselho Soberano, Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, trocaram acusações de provocar o conflito.

O número real de vítimas pode ser ainda maior pois muitas áreas do país estão completamente isoladas e ambos os lados se recusam a comunicar as suas perdas.