Os contribuintes estaduais com domicílio na Região Metropolitana de Salvador agora contam com o conforto e a agilidade da hora marcada em serviços da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia  (Sefaz-Ba) que precisem de atendimento presencial, como apresentação de documentos fiscais e acompanhamento da conclusão de trabalho fiscal, entre outros. O atendimento acontece em espaço exclusivo com salas de atendimento dotadas de infraestrutura completa, no andar térreo da nova sede da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro), localizada na Avenida Tancredo Neves, 776, Bloco B, Caminho das Árvores no antigo prédio da Desenbahia.

O agendamento pelo contribuinte pode ser feito pelos telefones (071) 3103-4090 e 3103-4132, pelo e-mail _atendimento.datmetro@sefaz.ba.gov.br e mesmo presencialmente, no próprio setor de atendimento da DAT-Metro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h, de forma ininterrupta. Ao entrar em contato para agendamento, o contribuinte deve informar o tipo de atendimento que pretende obter e a autoridade ou servidor que deseja contatar. Feita a solicitação, deve aguardar a confirmação do agendamento através de e-mail ou telefone informados.

Vale lembrar que o agendamento também pode ser feito por iniciativa da Sefaz-Ba, que entrará em contato com o contribuinte via e-mail. Caso não possa comparecer, o contribuinte deve entrar em contato com o setor de atendimento com o mínimo de 24 horas de antecedência.

O diretor da DAT-Metro, Antônio Freitas, ressalta que, a exemplo do que ocorreu em postos do SAC e na Receita Federal, o atendimento com hora marcada na Diretoria garante maior celeridade e eficiência. “Com o atendimento feito por hora marcada todos saem ganhando. Facilita a vida do contribuinte, que não perde tempo esperando para ser atendido, e também a fiscalização, que pode planejar melhor o atendimento”, afirma.

O diretor lembra que a Sefaz-Ba oferece via internet, no www.sefaz.ba.gov.br, um total de 113 serviços que não demandam atendimento presencial, incluindo o parcelamento de débitos. Outra opção é o atendimento por telefone, no 0800 0710071 (ligações de telefone fixo) e 3319-2549 (ligações de celular).

Para atendimento presencial, é possível procurar ainda os postos SAC. Na Regiãlo Metropolitana, as unidades da Sefaz estão localizadas nos postos SAC do Comércio, dos shoppings Barra, Salvador Shopping e Bela Vista e no SAC Empresarial, na Boca do Rio, e ainda no Shopping Litoral Norte, em Lauro de Freitas, e na Rua José Nunes de Matos, s/n, Centro , em Camaçari.