A Prefeitura de Ilhéus tem se empenhado para assegurar atendimento especializado na rede municipal de ensino, por meio do trabalho dos Profissionais de Apoio Escolar (estagiários), contratados para acompanharem os estudantes com deficiência em sala de aula. Conforme a Secretaria de Educação (SEDUC), todo o processo de contratação segue a Instrução Normativa nº 001/2016.

A pasta salienta que existe ainda uma triagem junto ao Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) para avaliação e validação da necessidade, segundo preconiza a Lei Brasileira de Inclusão. Os profissionais são enviados às unidades escolares, de acordo com o comparecimento para formalização do contrato por tempo determinado.

crie; educação inclusiva; aee; coensino; seduc; educação

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) beneficia o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Atualmente, 137 alunos da rede são atendidos por profissionais de AEE em 31 espaços escolares. A professora Eliane Oliveira, titular da SEDUC, reitera o compromisso do governo municipal em garantir o suporte necessário para a efetivação da inclusão escolar na rede municipal de educação.

Recentemente, cerca de 50 profissionais foram encaminhados às unidades. “O trabalho desempenhado por esses profissionais é fundamental para que possamos manter a qualidade no atendimento às nossas crianças, bem como promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de cada estudante”, destacou Eliane.

crie; educação inclusiva; aee; coensino; seduc; educaçãoNos últimos sete anos, o balanço positivo da Educação apresenta a implantação de 26 salas de recursos multifuncionais (SRM), ampliando o alcance do CRIE, que no ano de 2022 realizou 1.409 atendimentos de Triagem e Avaliação Psicopedagógica. Em 2023 já foram registrados 1.700 atendimentos, por meio das SRM e das salas do próprio CRIE.