São 12 clubes querendo levantar o troféu de campeão baiano no dia 8 de maio do próximo ano, mas todos têm até dia 16 deste mês para apresentar as certidões negativas do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) e garantir presença na competição estadual que começa em 31 de janeiro. A exigência foi transmitida nesta terça-feira, 1º, pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, durante a reunião do Conselho Técnico do Estadual.
“Os clubes já entendem a situação do Profut. Só estamos fazendo cumprir a lei. Quem não apresentar as certidões negativas da Receita Federal relativas ao INSS e FGTS não poderá se inscrever. Assim, sendo a vaga será repassada para o clube que obteve a melhor colocação na Série B de 2015. O primeiro da fila é o Juazeiro”, explicou Ednaldo, acrescentando que as inscrições foram abertas nesta terça.
Segundo Ednaldo, desde o último dia 5 de agosto a Federação Bahiana de Futebol vem passando informações aos filiados sobre o Profut. “Ninguém está sendo pego de surpresa com estas determinações da lei. O Bahia já aderiu ao Profut e creio que todos os clubes estarão aptos”, afirmou Ednaldo, opinando que o “campeonato de 2016 continua equilibrado, com a nova composição de grupos”.
Cabeça de chave
Os 12 times do Baianão 2016 foram divididos em dois grupos. No Grupo 1 ficaram Vitória, Bahia de Feira, Colo-Colo, Flamengo de Guanambí, Galícia e Juazeirense. No Grupo 2 estão o atual campeão Bahia, Feirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense e Vitória da Conquista.
Na hipótese da final do campeonato ser disputada por Vitória (Série A) e Bahia (Série B), a disputa do 3º lugar valerá vaga na Copa do Nordeste de 2017. Vale lembrar que campeão e vice já garantem as duas primeiras vagas na competição regional.
Os clubes têm até dia 16 deste mês para apresentar as certidões negativas do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) e garantir presença na competição estadual que começa em 31 de janeiro. A final será realizada no dia 8 de maio.
Mesma fórmula

Na primeira fase, os clubes se enfrentarão no sistema de grupo contra grupo, apenas em jogos de ida. Se classificarão para as quartas de final, os oito melhores colocados na classificação geral.
Nas quartas, os oito classificados serão divididos, nos Grupos 3, 4, 5 e 6, com duas equipes cada. O primeiro colocado da primeira fase enfrentará o 8º, o 2º duelará com o 7º, o 3º disputa contra o 6º e o 4º contra o 5º. Nesta fase, os embates serão no sistema ida e volta.
Os primeiros colocados de cada grupo formarão a semifinal do Baianão. Após jogos de ida e volta, serão conhecidos os finalistas. Os dois finalistas formarão o Grupo 9 e se enfrentarão em jogos de ida e volta, com a vantagem mantida para a equipe de melhor campanha. Os dois perdedores da semi formarão o Grupo 10 e disputarão o 3º lugar.
O rebaixamento será no sistema de jogos de ida evolta, com o 9º colocado enfrentando o 11º e o 10º colocado duelando com o 12º, os dois melhores colocados (9º e 10º) terão a vantagem de dois resultados iguais e o último jogo nos seus domínios.