“Graças ao planejamento e disponibilização de reforço do efetivo de diversas unidades, empenho de todos os órgãos parceiros e, principalmente, ao apoio da comunidade e ao excelente trabalho dos nossos policiais”. Segundo o Comandante da 68ª CIPM, Major Câmara, esses foram os fatores essenciais para o baixo número de ocorrências durante os três dias de folia.

Pela estimativa, passaram pelo circuito principal e adjacências acima de 160 mil pessoas durante o período carnavalesco e foram registradas 129 ocorrências, segundo informações do Chefe da Sessão de Planejamento Operacional, Capitão Eduardo Alves.

“Uma grande parcela das ocorrências registradas abrange pessoas que beberam demais e se envolveram em desentendimentos e brigas. A ingestão excessiva de álcool é o fator motivador de muitas ocorrências”, disse o Subcomandante da Unidade, Capitão Hosannah Rocha.

A Operação Carnaval contou com Unidades reforçantes e apoiadoras que fizeram a diferença na realização do policiamento no Circuito e áreas adjacentes. O Major Câmara valoriza o empenho de todos os envolvidos. “Parabenizamos e agradecemos ao apoio do Excelentíssimo Coronel Anselmo, Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Reis, Coronel Teixeira e do Tenente Coronel Idilceu; aos dedicados Policiais Militares do CPRS, do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, do Colégio da Polícia Militar, da 68a CIPM, da 69a CIPM, da 70a CIPM, do 15º Batalhão da Polícia Militar, da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna, da Rondesp Sul, da CIPE Cacaueira, da CIPPA e do Esquadrão de Polícia Montada de Itabuna”.

Segundo o Major, as inovadoras parcerias com a Secretaria de Políticas para Mulheres, trazendo orientação aos policiais no tocante às formas de atuação em casos de violência contra a mulher, e com a talentosa equipe do Jornal Diário de Ilhéus, na produção das carteirinhas de identificação infantil, oportunizando aos pais e responsáveis um meio de localizar e dar segurança às crianças, foram um sucesso. A Polícia Militar trabalhou em parceria, também, com a Secretaria de Turismo, a Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito de Ilhéus.

“Gostaríamos de agradecer aos cidadãos de bem que denunciaram criminosos, brigas e atitudes suspeitas. Além disso, atribuímos o resultado da operação aos parceiros radialistas, blogueiros, emissoras de televisão e demais comunicadores que, amplamente, divulgaram o planejamento, execução e ações desenvolvidos pela Polícia Militar para o bem estar e segurança dos foliões e da comunidade em geral.”, finalizou o Major.