Representante da Região Cacaueira no Congresso Nacional, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) integrou a comitiva do governador Rui Costa nesta segunda-feira (09), quando foi apresentado um pacote de medidas estruturantes para a região. No ato foi anunciado o início da construção do Hospital Geral da Costa do Cacau, localizado em Ilhéus, além da inauguração do Gasoduto Ilhéus/Itabuna, que irá abastecer o Pólo Industrial de Ilhéus, e também a tão esperada autorização da licitação para construir a nova Ponte Ilhéus-Pontal, que foi iniciada mas teve as obras interrompidas após a empresa vencedora desistir do contrato. A comitiva anunciou ainda a ordem de serviço para a retomada das obras da Barragem do Rio Colônia, que irão normalizar a vazão e reduzir a poluição do Rio Cachoeira, além do anúncio de novas instalações da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Bebeto destaca que esse conjunto de boas notícias apresentadas nesta segunda-feira pode representar a linha de retomada de iniciativas esperadas pela população do Sul da Bahia, que vem sendo prejudicada ao longo dos anos com ausência de investimentos estruturantes. “Nossa região precisava dessas respostas. O Hospital da Costa do Cacau, por exemplo, quando concretizado, dará mais dignidade para a população regional que enfrenta muita dificuldade no acesso à saúde pública. Agora é atuar com afinco para que a unidade seja entregue de fato no prazo anunciado”, destaca o deputado.

Durante o ato, o deputado Bebeto ressaltou a autorização para a licitação da construção da nova ponte Ilhéus/Pontal, que foi iniciada mas teve as obras paralisadas após a empresa vencedora ter desistido do contrato. Ao longo desse período de impasse, Bebeto vem ressaltando que a conclusão desta ponte será vital para o desenvolvimento regional, pois terá impacto não apenas na mobilidade urbana da cidade de Ilhéus, mas também irá beneficiar milhares de pessoas de cidades vizinhas como Una, Canavieiras, dentre outras. “A ponte é um assunto prioritário para nós”, conclui Bebeto.

Integração da Costa do Cacau com a Costa do Descobrimento

Durante o ato, o deputado Bebeto aproveitou para reforçar o pedido para que seja agilizado o projeto de Integração da Costa do Cacau com a Costa do Descobrimento, considerado um dos principais projetos fortalecimento regional, que será possível através da construção da ponte interligando as cidades de Canavieiras e Belmonte, intensificando o fluxo turístico e de escoamento de produtos agrícolas entre as regiões Sul e Extremo-Sul.