Em uma reunião realizada ontem por videoconferência, 5, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, sugeriu que o Porto do Malhado também seja analisado para integrar os terminais para exportação do minério de ferro, até que a obra do Porto Sul seja concluída.

“Em nome do município, considerei ser importante incluir o Porto do Malhado na análise até a conclusão do Porto Sul, observados eventuais impactos ambientais e para a malha da cidade”, afirmou Bebeto Galvão.

A sugestão foi proveniente de um questionamento da Coeso quanto a exportação do minério por outros portos, momento em que foi solicitada a inclusão do porto público nas análises e opções, não se restringindo ao estaleiro enseada. Enquanto a Codeba reforçou a necessidade da análise e pediu a inclusão do porto de Aratu, a Bamin vai estudar a capacidade técnico operacional dos terminais.

Outro ponto também importante da reunião, foi a discussão acerca do Plano Diretor Urbano, que de acordo com Bebeto, está sendo analisado no governo para revisão e atualização, tendo como esteio a escuta social.

“Em relação às condicionantes socioambientais, o município considera importante reanalisar o Plano Básico Ambiental, ter um Plano Diretor do empreendimento que atenda à nova realidade do município, e, sobretudo, o papel que lhe cabe na execução do plano”, explicou Bebeto, que sugeriu a formação de um grupo de trabalho para tratar do tema.  Sobre as desapropriações, cuja empresa recebeu a OS-2, o vice-prefeito disse que junto ao prefeito Mário Alexandre, o executivo municipal está atento e tratando com o governo do Estado a respeito, cobrando medidas para a continuidade do cronograma construtivo do equipamento.

Participaram da videoconferência representantes da Bamin, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Associação Comercial de Ilhéus e o Sindicato dos Portuários.