CortejoAfroOs blocos afros desfilaram na Avenida Soares Lopes e empolgaram o público com o desfile de expressões culturais e espontâneas, ritmo percussivo, além de outras características do movimento negro local. O cortejo afro ilustrou a noite de segunda-feira, dia 3, e reuniu 11 entidades culturais da cidade, com o objetivo de fortalecer uma das tradições do carnaval de Ilhéus.

Mesmo com a forte chuva que caiu sobre a cidade, os grupos afro se concentraram em frente ao Circo do Teatro Popular de Ilhéus, cada um vindo de sua própria comunidade, para formar desfile que foi iniciado por volta das 20 horas. O Cortejo Afro contou com a participação da Levada da Capoeira – que abriu o desfile composta de vários grupos de capoeira locais, e de representações dos blocos Guerreiros de Zulu, Rastafary, Mini Congo, Leões do Reggae, Os Malês, Raízes Negras, Danados do Reggae, Zimbabwe, ZambiAxé e Dilazenze. Cada grupo levou à avenida alas coreografadas, batucadas e destaques do movimento, integrado por crianças acompanhadas pelos pais, jovens e adultos, que impressionaram os foliões com sua alegria.

Para o presidente do Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus (Ceaci), Mestre Ney, “a nossa participação na realização do cortejo foi importante para demarcar o nosso território e mostrar que o movimento negro, afro cultural, está vivo. A nossa finalidade é que cada um desenvolva e mostre seu trabalho na Avenida. Não havendo essa possibilidade, este ano, optamos por formar o cortejo, nos unirmos ainda mais, fortalecermos o movimento e esperar que, no próximo ano, possamos participar, cada um, de forma individual, com a apresentação de seus temas, enriquecendo ainda mais o carnaval de nossa cidade”, declarou.

Fonte: Divulgação/Foto: Gidelzo Silva