O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou nesta quinta-feira (22), através de videoconferência, da Cúpula do Clima, evento que antecede a Cop26, que é a 26ª Conferência sobre o Clima, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia.

No seu discurso, o líder brasileiro reafirmou o acordo com o presidente norte-americano Joe Biden, que inclui reduzir as emissões de gazes de poluentes em 37% até 2025 e zerá-las até 2050, e zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

“Coincidimos, Senhor Presidente [Joe Biden], com o seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambiciosos. Nesse sentido, determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em 10 anos a sinalização anterior”, disse o chefe de estado brasileiro.

Bolsonaro declarou também que o Brasil está na vanguarda do enfrentamento ao aquecimento global, e enfatizou que a queima de combustíveis fosseis nos últimos anos em outras partes do mundo é o principal motivo para o problema. E que neste contexto o país contribuiu com menos de 3% das emissões de carbono anuais.

A reunião contou com a participação de quarenta chefes de estados, como Emmanuel Macron (França), Vladimir Putin (Rússia), Boris Johnson (Reino Unido), Angela Merkel (Alemanha), dentre outros. O evento continua nesta sexta-feira (23).

Assista ao discurso de Bolsonaro:

Foto: Marcos Corrêa/PR