A dois anos do prazo para o Brasil cumprir a meta de emissão de carbono, acordado no Acordo de Paris durante a Convenção-da ONU sobre Mudança do Clima  o país ainda vive o desafio de conter o desmatamento.

A meta prevê que até 2025 as emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas a 37% em relação a 2005. Já para 2030, o objetivo é que esta redução chegue a 43%.

Se considerar essa compensação entre emissões e o estoque de gás carbônico nas áreas florestais, o país já teria atingido a meta de reduzir em 1 bilhão e duzentas  toneladas para o ano de 2020. Mas especialistas alertam que, em valores absolutos, o país ainda não atingiu a meta firmada em âmbito internacional, que seria de 1 bilhão e trezentas toneladas de CO2.

O Ministério do Meio Ambiente informou que as emissões líquidas de gás carbônico foram reduzidas em mais de 2 bilhões  e meio de toneladas somente  entre 2016 e 2017 no país.

Mas, apesar dos avanços, o Brasil vive o desafio de conter o desmatamento, adaptar o modelo de produção econômica do país, entre outros desafios.

O Brasil pretende alcançar a meta a partir da eliminação total do desmatamento ilegal, da restauração de 12 milhões de hectares de florestas, do aumento do uso de bioenergia sustentável para 18%  entre outras ações em diferentes setores como indústria, agricultura e infraestrutura urbana.