O prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, decidiu nesta quarta-feira (30), cancelar os tradicionais fogos de artifício e todos os eventos planejados para a celebração do Ano Novo no centro histórico da capital belga, segundo informações da agência EFE.

O prefeito tomou esta medida após fazer consultas com o ministro do Interior, Jan Jambon, e depois de as forças de segurança terem detido nesta terça-feira dois homens que estariam planejando atentados a “vários locais emblemáticos” da cidade durante as celebrações de fim de ano.

Mohammed Karay, de 27 anos, e Saïd Souati, de 30, foram detidos após várias revistas executadas pelas forças de segurança belgas em uma investigação antiterrorista pelo suposto planejamento de atentados em Bruxelas. Karay e Souati eram membros do clube de motos bruxelense “kamikaze Riders”, segundo o jornal belga “La Dernière Heure”.

O primeiro foi posto sob mandato de detenção acusado de participação em atividades terroristas. O segundo, fundador do clube de motos, é suspeito de dirigir a organização terrorista.