Mais de 20 marcas brasileiras de chocolate e 15 produtores de cacau da Bahia e Pará, além de representantes de cooperativas e associações expõem seus produtos no estande Cacau do Brasil durante o Salon du Chocolat de Paris, que segue até domingo (1º) na capital francesa. O Salon du Chocolat é o maior evento mundial dedicado ao chocolate e seu principal objetivo é estabelecer a ligação entre as diferentes partes que compõem a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, reunindo os principais países produtores de cacau, fabricantes de chocolates e consumidores de todo o mundo.

De acordo com o coordenador do estande, Marco Lessa, aspectos como a diversidade de marcas, a beleza da estrutura e a oferta de cacau da Amazônia têm atraído a atenção dos europeus. Com 80 metros quadrados e uma arquitetura moderna, o estande representa o projeto Cacau do Brasil, desenvolvido para promover a qualidade do cacau e chocolate brasileiros no exterior, com referência de origem e aspectos relacionados à preservação ambiental.

A expectativa é que 150 mil pessoas circulem pelo local do evento, o que deve gerar muitos negócios para os produtores do Brasil, sobretudo na exportação de produto e matéria-prima. “A aceitação do chocolate brasileiro tem sido muito boa na Europa, principalmente pela qualidade do nosso cacau e seu alto teor no chocolate. Temos de conquistar o mercado no nosso próprio país, mas a exportação deste chocolate é algo que está na pauta dos produtores”, afirma Lessa, que coordena a exposição desde 2009 e é proprietário da marca ChOr – Chocolate de Origem.