Os novos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Faculdade de Ilhéus foram recepcionados na instituição com uma aula inaugural sobre o tema “A Sua Ideia Ainda Não Vale Nada: guia prático para começar a validar seu modelo de negócio”, realizada pelo engenheiro de telecomunicações Maurílio Alberone, através de parceria com o SEBRAE. A recepção aos calouros foi coordenada pela professora Cristiane Nunes e pela psicopedagoga Nara Dórea.
O objetivo da aula foi apresentar aos estudantes as principais dicas para quem quer criar uma startup e/ou desenvolver um novo produto dentro de uma empresa, de forma ágil e alinhada com as necessidades dos clientes. Alberone falou da sua trajetória empreendedora, onde, no primeiro momento, uma ideia de negócio que parecia muito bonita, muito pomposa e que tinha muito potencial para dar certo, ao final, por causa de vários erros técnicos – principalmente, não entender de fato quem era o cliente e de não analisar o perfil do consumidor – tornou-se um fracasso.
Em seguida, Maurílio Alberone fez outra análise do seu segundo negócio, que nasceu de uma ideia que não era genial, um negócio em um mercado que tem muita competição e que os críticos diziam que não ia dar certo, porque já existia muita gente fazendo esse negócio; “hoje, a gente consegue entregar muitos resultados, porque tem demanda, tem clientes, tem pessoas pagando, e que é um mercado real, não é simplesmente sonho como era o anterior”, explicou.
O engenheiro alertou que “é importante para o novo empreendedor não desistir diante das adversidades, porque a gente vê muita gente querendo empreender no sucesso, achando que empreender é ter sucesso, é ter fama. Só que, na maioria das vezes, empreender é difícil, é duro, dá trabalho e você toma muito mais não do que sim. Além disso, é preciso saber ouvir muito seu cliente, porque é só ele que importa ao final. Sempre é o cliente que vai ditar o sucesso ou não de um negócio”, completou.
Consultor – Maurílio Alberone é co-fundador da Bizstart Educação Empreendedora e do Edools, atualmente acelerado pela 500 Startups Batch 13, uma das maiores Incubadoras de programas de aceleração do mundo. Participou da capacitação de mais de 1.500 empreendedores, consultores e gestores em metodologias como Business Model Generation e Lean Startup. É membro do Conselho da Anjos do Brasil e Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Startups. Foi professor de graduação e pós-graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing-Rio, SENAC-Rio e Infnet, consultor na Incubadora de Empresas da Universidade Federal Fluminense e também co-fundador da Peta5.