O professor Dorival Filho esteve essa semana na Câmara de Vereadores de Ilhéus para debater a inserção do bônus regional na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O assunto ganhou destaque após a discussão sobre a grande quantidade de alunos que a Uesc possui, mas que não é da região e ingressou na universidade através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Na visão do vereador licenciado Jerbson Moraes, (que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo) e que propôs a discussão do bônus, o ENEM abriu as portas para que muitos estudantes de fora ingressassem na Uesc, principalmente no curso de Medicina, avaliado entre um dos melhores do Nordeste. “Com mais preparo, esses estudantes têm mais acesso às faculdades, fazendo com que a cada ano, a Uesc seja tomada por estudantes de fora do Estado e isso tem trazido inúmeros prejuízos para a nossa região. O curso de medicina acaba por não gerar o retorno esperado, já que os alunos se formam e muitos acabam voltando para as suas cidades de origem. Precisamos que essas vagas sejam preenchidas por alunos da região”, pontuou.

Essa situação também foi colocada pelo professor Dorival Filho, que leciona aulas para cursos preparatórios para vestibulares e para o Enem na região e também em Salvador. Filho falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos baianos para prestar o Enem para medicina, por conta do alto nível de preparo desses alunos. “Muitos preferem dedicar seus estudos para faculdades particulares mais baratas, já que sabem que a concorrência para cursos de medicina, como o da Uesc e UFBA, é muito alta”

O intuito do bônus é ofertar uma percentagem de vagas em cursos de nível superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para alunos que estudaram em escolas de regiões próximas à universidade. Algumas instituições do país de estados como Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco entre outros já adotam esse sistema.

Foi acatado um encaminhamento proposto do vereador Ivo Evangelista (PRB) para marcar uma audiência com os membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e com o secretário de Educação do Estado da Bahia para discutir essa demanda e a possibilidade de implantar essas “cotas regionais”. Nessas reuniões também foi proposta a presença de representantes da Uesc, do DCE e de outros departamentos da Uesc ligados aos estudantes.