Na manhã desta quarta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Ilhéus realiza Audiência Pública Remota para debater a Situação da Adoção no município. De iniciativa conjunta dos vereadores Enilda Mendonça (PT), Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD) e Vinícius Alcântara (PV), a audiência vai reunir a Juíza da Vara de Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça e representações do Ministério Público e do Grupo de Apoio à Adoção (Adotarte). O evento será transmitido ao público, à partir das 9 horas, pelas redes sociais da Câmara.

Maio é o mês dedicado à adoção. E, esta terça-feira, dia 25, a data oficialmente escolhida como Dia Nacional da Adoção. “Nada mais justo do que se debater este tema, para colocá-lo em evidência a fim de chamar a sociedade ilheense a refletir sobre a importância do ato de adotar”, justificam os três parlamentares no pedido para a realização da audiência.

Segundo os vereadores, diante do número de crianças sem lar, abandonadas nos orfanatos no Brasil, é preciso lembrar que em Ilhéus a situação não é diferente. Daí a Câmara promover um debate, não só sobre os aspectos da adoção, mas visando esclarecer e estimular a implantação e implementação de uma “cultura” permanente de adoção no município, como também discutir as condições das instituições que abrigam estas crianças.