A retomada, em caráter de urgência, por parte da Prefeitura, dos estudos para a implantação do Sistema de Integração Eletrônica e Transbordo no transporte Coletivo do município, foi defendida pelo vereador Paulo Carqueija (PSD). Na prática, a implantação do sistema traz mais respeito à mobilidade, economia para usuários e empresas e eficiência na prestação do serviço. O parlamentar apresentou um requerimento na Câmara, já aprovada por seus pares, pedindo esta agilidade ao governo municipal.

Esse sistema em funcionamento vai permitir, por exemplo, o usuário sair do Iguape até o Malhado e, em seguida, sem pagar uma nova tarifa, fazer o transbordo em direção ao Teotônio Vilela. “Uma outra situação é você estar na Conquista e ter como destino o Banco da Vitória. Neste caso você pode pegar uma linha Conquista-Centro e, depois, Centro-Banco da Vitória, com a mesma tarifa”, exemplifica. O programa só não irá validar o transbordo sem a cobrança de uma nova passagem, caso esta seja retorno do usuário.

Carqueija cita um exemplo claro do que considera “o absurdo que é hoje”. Ele analisa o serviço no bairro da Conquista. “Existe hoje uma linha Conquista-Morada do Porto, outra Conquista-Vilela, uma Linha Circular e ainda outra Conquista-Zona Sul. Pra que tanta linha com o usuário pagando por cada uma delas e sem contar com a eficiência do sistema?”, questiona