A Comissão de Indústria Comércio e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ipiaú, realizará uma audiência pública nesta segunda-feira, 7, para discutir e buscar soluções no caso Mirabela. Segundo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipiaú, Esaú Santos Neto, “cerca de 1 milhão de reais deixarão de circular no comércio de Ipiaú, caso a Mirabela encerre suas atividades de mineração do níquel nesta região”, acredita.

O ato que deverá contar com a participação de mais de 40 entidades, públicas e privadas, além de deputados, prefeitos e vereadores representantes de diversos municípios da região.

De acordo com o site Giro em Ipiaú, com o preço do níquel em baixa no mercado internacional a empresa experimenta a crise mais aguda desde a implantação da sua unidade no município de Itagibá. Diante das dificuldades a empresa tem buscado alternativas para manter a produção.

Uma destas alternativas foi de pleitear junto ao Governo da Bahia a liberação de parte dos créditos de ICMS, cujo montante total é mais do que suficiente para reequilibrar a empresa financeiramente por um tempo, até que o preço do níquel se recupere. Também busca-se a adesão da empresa ao programa “Desenvolve Bahia”, o que permitirá obter créditos necessários ao desempenho da empresa sem afetar sua produção.