Resultado da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o governo do Estado da Bahia, o Centro de Atendimento Covid-19 teve o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliado com mais dez novos leitos, passando de 10 para 20 unidades em funcionamento há uma semana para a continuidade da assistência hospitalar e tratamento dos pacientes internados em razão de infecção pelo coronavírus.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da unidade, Daniela Navarro, no total são 24 leitos em funcionamento no Centro Covid-19 instalado no Centro de Convenções de Ilhéus, sendo 20 de UTI e 4 leitos clínicos. “Os leitos clínicos anteriores foram transformados em leitos de UTI”, explica.

Exames laboratoriais, testes para Covid-19 (swab e teste rápido), ultrassonografia na beira leito com avaliação cardiopulmonar, tomografia de tórax, eletrocardiograma e gasometria arterial, são realizados na unidade. Todos os leitos são equipados com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros, aparelhos modernos que possibilitam uma assistência ainda melhor das condições clínicas do paciente.