A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Especialidades Odontológicas Napoleão Marques (CEO) promoveu, nesta sexta-feira (28), uma ação especial do Novembro Vermelho, reforçando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca. A iniciativa reuniu triagens, avaliações clínicas e realização imediata de biópsias, fortalecendo o cuidado contínuo oferecido pela unidade.

novembro vermelho

A coordenadora do CEO, Gabriela Grijó, destacou que novembro é dedicado nacionalmente ao combate ao câncer bucal, e que o serviço intensificou ações já realizadas de forma rotineira.

“Temos um profissional atuante na área aqui no CEO e diariamente realizamos triagens, atendimentos e biópsias. Mas, aproveitando o Novembro Vermelho, organizamos um momento especial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, explicou.

 

novembro vermelho

Importância do diagnóstico precoce

O dentista Davi Moreira, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e estomatologia, reforçou a relevância da campanha.
“O câncer de boca é a quinta maior causa de morte entre os cânceres no Brasil. Essa campanha é fundamental para avaliarmos pacientes com feridinhas ou lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias. Esse é um sinal de alerta”, destacou.

Ele explica que aftas e lesões suspeitas têm diferenças importantes:
“A afta dói, incomoda. A lesão cancerígena geralmente não dói. Por isso o autoexame é essencial. O paciente deve observar feridas persistentes, caroços ou manchas e procurar um profissional. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico.”

Meses intensos de triagem

Durante todo o mês, dentistas das Unidades Básicas de Saúde avaliaram possíveis lesões bucais e encaminharam pacientes ao CEO. Nesta sexta, o Dr. Davi conduziu a sala de espera e realizou as avaliações especializadas. Alguns pacientes já deixaram a unidade com biópsias feitas e encaminhadas ao laboratório.

A ação também integrou o Novembro Azul, realizado nesta quinta (27), com um estande do Novembro Vermelho que permitiu triagens bucais em homens atendidos no centro da cidade.

Depoimentos dos pacientes

Eduardo José Magalhães Lavigne, motorista
“O atendimento foi excelente. Tirou minhas dúvidas e a preocupação. Tive certeza de que não tenho câncer de boca. Agora vou cuidar mais dos meus dentes.”

Alexandra Gonçalves de Oliveira, aposentada
“Gostei muito do atendimento. Tirou minha preocupação. Tá tudo bem.”

Compromisso com a saúde bucal

Com a iniciativa, o CEO reforça a importância da prevenção, do acesso ao diagnóstico precoce e da orientação contínua à população.

por ASCOM SESAU