O auditório da Associação Comercial de Ilhéus ficou lotado na noite da última quinta-feira (19). Cerca de 80 empresários participaram do Encontro de Donos de negócios e palestra com o tema “Esforço Inteligente pra superar 2016”, com o palestrante e empresário Rodrigo Ribas.

O evento realizado pelo IDE – Instituto de Desenvolvimento Empresarial – teve o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial de Ilhéus. O objetivo foi apresentar algumas dicas práticas para os empresários melhorarem os resultados nas empresas e também falar dos cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto.

Durante a palestra, Rodrigo destacou a importância do empresário saber calcular o lucro real mensal da empresa; explicou porquê metade das empresas não passa do terceiro ano de vida; deu dicas de como formar preço de vendas; como dar descontos e fidelizar o cliente; e massificou a  necessidade dos donos de negócio investirem em si mesmos. “96% dos empresários investem milhões no negócio e quase nada em capacitação de gestão, ou seja, nele mesmo. Isso é sinônimo de desperdício na empresa. Capacitação é fundamental, sobretudo, pra que se possa liderar bem uma equipe”, disse Rodrigo que abordou além de custos e finanças, temas como planejamento, marketing, controle de estoque e organização.

O presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, que já fez o curso de capacitação do IDE Brasil, foi convidado a falar sobre sua experiência. “Sem dúvida é um aprendizado fantástico. Fiz há alguns anos e já quero fazer novamente pra me atualizar ainda mais, já que o contexto social, político e econômico muda muito, nós também precisamos avançar. Tive resultados expressivos em minha empresa, adotando medidas aprendidas durante o curso. Recomendo que todos os companheiros aproveitem a oportunidade, porque realmente é um investimento pequeno, diante do conhecimento adquirido. Na minha época tive que ir pra Pernambuco fazer o curso e agora o IDE está trazendo pra aqui. Uma oportunidade singular”, concluiu Paulo.

Muitos empresários se interessaram pelo curso e o IDE deverá iniciar em breve uma turma aqui na cidade. Mais informações pelo telefone (73) 98807- 9037.

CONHEÇA MAIS O PALESTRANTE:

Rodrigo Ribas – é empresário e facilitador do CDE – Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor de pequenas e médias empresas, Coordenador de Projetos e gerenciamentos, Farmacêutico – Bioquímico pela UCPEL-RS, pós-graduado em farmácia hospitalar pela PUC-RS, empresário, Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, e palestrante do IDEBRASIL.