Profissionais de saúde de todo o país estão reunidos desde o dia 17 até o fim da tarde desta sexta-feira, 20, em João Pessoa (PB), para buscar “Novos Horizontes, Novas Respostas” para o enfrentamento e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Participam do 10º Congresso de HIV/AIDS e do 3º Congresso de Hepatites Virais realizados pelo Ministério da Saúde, nos quais a Secretaria Municipal de Saúde apresenta três trabalhos científicos, embasados pelas atividades de campo realizadas em Itabuna.
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) enviou três profissionais para representar o Município. As experiências da cidade estão nos trabalhos intitulados: “Gesthvida- uma ação online para eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis”, de Suse Mayre Martins Moreira; “Serviço Social e laboratório: Uma parceria no fortalecimento do vínculo com pacientes HIV positivos”, de Klareana Azevedo; e “Muito prazer: uma abordagem dialogada na rua sobre HIV e hepatites virais com populações chaves”, de José Antônio Loyola Fogueira.
Segundo a coordenadora do Cerpat, Suse Mayre Martins Moreira, a aprovação dos trabalhos é o reconhecimento do serviço feito no município e estimula a equipe a continuar motivada com as ações de prevenção, diagnóstico e assistência que vêm sendo realizadas na atual gestão municipal. Motivação essa que se afina com o objetivo geral do Congresso que é discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS e Hepatites Virais, bem como trocar informações sobre experiências desenvolvidas com êxito em diversas regiões do Brasil.
Em maio deste ano a equipe do Cerpat foi premiada no X Congresso de DST e VI Congresso de AIDS, realizados em São Paulo, depois de concorrer com 106 projetos de todo o País. O trabalho premiado tratava sobre “O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC – Como Estratégia Para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Redução da Sífilis Congênita: Uma Ação Positiva no Município de Itabuna”.
________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Naudielle Silva
Foto: Divulgação
19 de novembro de 2015

www.itabuna.ba.gov.br
PREFEITURA DE ITABUNA
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL