O projeto Cine Incidental proporcionou uma experiência diferente a moradores de seis localidades ilheenses. O espetáculo, que combina cinema e música, apresentou filmes de Charles Chaplin acompanhados por trilha sonora original, executada pelos músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa. Entre os dias 03 e 12 de fevereiro, o projeto passou pelo Teotônio Vilela, Hernani Sá, Morada do Porto, Nossa Senhora da Vitória, Centro e Conquista.

            Com apoio de lideranças das comunidades, o Cine Incidental foi executado em diferentes condições. Em praça pública ou na sede de associações, o projeto contou com a presença de público variado. Crianças, jovens, adultos e idosos se divertiram, conhecendo ou relembrando as obras do mestre do humor, Chaplin. “Com os músicos tocando ao vivo, a experiência ficou ainda mais divertida e interessante, pois deu uma cara nova aos filmes”, relatou a aposentada Maria das Graças de Jesus.

            As apresentações do Cine Incidental duravam aproximadamente 35 minutos. Com instrumentos tradicionais e alternativos, os artistas criavam músicas e efeitos sonoros para os curtas-metragens Um Dia de Prazer (1919) e Dia de Pagamento (1922). O projeto também integrou as atividades do Cineclube Équio Reis.

A realização do Cine Incidental contou com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), através do Calendário das Artes, concurso que seleciona propostas que estimulem o desenvolvimento das artes. O projeto ainda contou com o suporte do Teatro Popular de Ilhéus.