As cirurgias eletivas voltaram a ser oferecidas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul Bahia, nesta semana. O procedimento estava suspenso desde junho por causa da pandemia de Covid-19.

De acordo com o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), dr. Eduardo Kowalski, a decisão foi tomada por causa da diminuição no número de pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está acima de 50%.

O hospital tem 20 leitos de UTI até então destinados exclusivamente aos pacientes com Covid-19, cuja necessidade de intubação acabava impedindo o uso dos kits em caso de necessidade para pessoas operadas. Ainda segundo o médico, as cirurgias eletivas dependem do ambulatório, que também vai funcionar.

Os procedimentos já estão sendo marcados e o médico vai liberar a autorização para internação e ela vai fazer com que o paciente realize o procedimento conforme a marcação do hospital.

No momento, há uma demanda reprimida de quase 200 pacientes para serem operados. O Hospital de Base, que registra um aumento no número de atendimentos ambulatoriais, seguirá agendando cirurgias também aos sábados, para agilizar as demandas que foram reprimidas.