O vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) usou o pequeno expediente da última sessão ordinária da Câmara de Ilhéus, 21, para ressaltar a importância da Casa de Farinha Móvel que será inaugurada na próxima segunda-feira (26), às 14h, em Olivença, litoral sul ilheense. O equipamento será entregue pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA).

Durante seu discurso, Cláudio parabenizou seus colegas de partido, a secretária Julieta Palmeira (SPM-BA) e Davidson Magalhães, secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA) e ao governo Rui Costa (PT). “Esse apoio foi importante em nossa articulação para conseguir a casa de farinha. Esses parceiros têm o olhar voltado para as minorias, aqueles mais necessitados, que precisam do apoio neste momento tão difícil que atravessamos com a pandemia”, disse.

O vereador destacou que ações como essas enfraquecem um dilema preconceituoso sobre a produtividade dos povos indígenas. “Não é todo momento que a gente consegue trazer para nossa comunidade equipamentos, principalmente nessa área de produção. Assim, podemos sair daquele olhar do homem branco que diz: é muita terra para pouco índio, ou, os índios não produzem nada e querem terra”, disse.

Cláudio Magalhães encerrou sua fala convidando a todos para o ato inaugural da Casa de Farinha Móvel. “Estaremos lá na Aldeia Igalha, aguardando todos aqueles que possam participar desse momento que será de confraternização. Queria aqui em público convidar a todos e ao presidente desta casa, que sempre teve esse olhar diferenciado nesse parlamento sobre a minha representatividade. Eu disse que trazia muitas expectativas e na medida que a gente junta os parceiros, entende nosso propósito que nós somos um Brasil plural, um município plural, e todos têm direito de sobreviver”, concluiu.

Casa de Farinha Móvel

Vai possibilitar o aumento da capacidade de produção dos derivados da mandioca como farinha de mandioca e de goma, beiju, tapioca, puba e outros. Tem a capacidade de processar 19 toneladas de farinha por mês e gerar renda imediata para mais de 100 famílias indígenas de Olivença. Sua inauguração tem a presença já confirmada da secretária Julieta Palmeira (SPM-BA).