Há poucas horas de se iniciar o Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, Itabuna já vive o clima da festa que já contagia o Sul da Bahia e gera a expectativa de atrair forrozeiros de várias regiões do Estado. A festança começa logo mais às 19h30min na “Arena Zé Cachoeira”, ao lado do Centro Administrativo Municipal, por onde passarão 29 artistas e bandas nacionais e regionais.  
 
Na noite de quarta-feira, dia 29, a festa foi aberta com a inauguração da Vila Junina, na Praça Olinto Leone, na área central da cidade, pelo  prefeito de Itabuna, Augusto Castro  (PSD), enfatizou a importância do Ita Pedro no resgate dos valores culturais, da autoestima da população grapiúna e no aquecimento da economia do município. 
 
Acompanhada da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, do diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Aldo Rebouças, e de secretários e assessores municipais, o prefeito também expressou sua alegria em poder dar início à maior festa de São Pedro da Bahia, visando a inserção de Itabuna no contexto de grandes eventos no cenário estadual.
 
EXPECTATIVAS
 
“A FICC está empenhada em resgatar as tradições e valorizar o patrimônio artístico-cultural de nossa cidade. Com o Ita Pedro, temos a certeza de que a partir desta quinta-feira Itabuna atrairá milhares de visitantes de vários recantos do estado para curtir e desfrutar dos momentos de alegria. O maior São Pedro da Bahia, aquece nossa economia e coloca nossa cidade no lugar de destaque que merece”, afirmou o prefeito.
 
Augusto destacou o profissionalismo e dedicação da comissão organizadora da festa, além das várias secretarias e as forças de segurança no município, que também estão empenhadas na realização do evento. 
 
“Neste contexto, não podemos deixar de agradecer e enfatizar a parceria com o Governo do Estado que, através da Bahiatursa, está  apoiando para fazermos do Ita Pedro a maior festa junina de todos os tempos”, enfatizou o prefeito Augusto Castro.
 
O diretor-presidente da FICC, Aldo Rebouças, considerou a inauguração da Vila Junina como um momento mágico que atraiu a participação de centenas de famílias, iniciando com  o Ita Pedro “o pé direito”. 
 
Ele destacou que tudo está transcorre conforme o planejado. Toda a infraestrutura já está sendo concluída na “Arena Zé Cachoeira”.  O espaço foi batizado com este nome escolhido pela população para o mascote da Festa de São Pedro, que presta homenagem às capivaras que povoam as margens do Rio Cachoeira.
“É importe destacar que o nosso Ita Pedro está sendo comentado nas redes sociais por pessoas de várias cidades da Bahia e de outros estados, gerando uma expectativa significativa de mais de 50 mil pessoas por noite durante os quatro dias de festa. 
 
A nossa ideia é justamente fazer do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos uma mola propulsora para a cultura e a economia,  fomentando o comércio e o turismo de eventos da nossa cidade”, finalizou Aldo Rebouças. 
 
A noite de abertura da Vila Junina teve a encenação do “Casamento na Roça”, com o grupo Teatro & Fantasia, aula de forró, com o professor de dança Marcelinho, além de muito forró pé de serra com a banda Big Xote. Prestigiaram o evento inaugural os secretários municipais Humberto Mattos, da Segurança e Ordem Pública; Thales Silva, de Transportes e Trânsito; Maico Franco, do Esporte e Lazer; e Lívia Mendes, titular da Saúde, e José Alcântara Pellegrini, de Relações Institucionais e Comunicação.