O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta segunda-feira (18) que está acompanhando de perto os últimos acontecimentos no Brasil, mas deixou claro que a crise política tem menos influência sobre a preparação dos Jogos do Rio-2016, que já está em sua reta final.

“O COI acompanha de perto os últimos acontecimentos ligados ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. A preparação para os Jogos Olímpicos está agora em uma fase muito operacional, na qual essas questões políticas têm muito menos influência sobre a organização do evento do que em outras fases do processo”, enfatizou um porta-voz da entidade num comunicado.

“Durante a visita ao Rio, na semana passada”, os membros do COI “constataram grande progressos realizados” e continuam “confiando no sucesso dos Jogos Olímpicos de Verão”, que acontecem em menos de quatro meses, dos dias 5 a 21 de agosto.

Para o COI, “o povo brasileiro vai entregar Jogos Olímpicos memoráveis, marcados pela paixão pelo esporte que faz sua fama pelo mundo”, diz o texto.