Retorna para a Rede Municipal de Ensino a administração do Colégio Estadual Osmário Batista (Ceob). O prefeito Almir Melo foi convocado pelo secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, para assinar a documentação de municipalização dessa tradicional instituição de ensino de Canavieiras.

Informa o prefeito Almir Melo, que o Ceob dispõe de uma estrutura física com 14 salas de aula, um grande auditório, laboratório de ciências e de informática e quadra de esportes. “Já solicitei ao secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, que realize uma vistoria para verificar as carências estruturais para saná-las antes do início do ano letivo”, disse o prefeito.

Segundo a secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a tendência é que o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) deixe de ser obrigação do Governo do Estado e, portanto, teria que se construir uma nova escola para atender essa demanda. “Muitas salas estavam desocupadas e a municipalização vem para suprir a carência de salas de aula e excesso de alunos em outras escolas, como o Noécia Cavalcante”, disse.

A secretária explica, ainda, que o Ceob irá oferecer o Ensino Fundamental II nos turnos matutino e vespertino, e o Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fundamental II e Ensino Médio – no período noturno. “A mudança será na “correção de fluxo escolar”, que é o programa de aprovar os alunos para a 5ª série e regularizar o fluxo escolar. Esses alunos serão transferidos do Noécia Cavalcante para o Ceob, a fim de corrigir a defasagem entre idade e série dos alunos”, explicou.

O Colégio Estadual Osmário Batista (Ceob) está em funcionamento há mais de 56 anos e sempre foi uma referência em educação junto à comunidade canavieirense. No período de 1958 a 1998 ofereceu o cursos técnico de Contabilidade e de 1958 a 2015, o curso Normal (antigo Magistério), que foram extintos, sem a implantação de cursos em outras áreas.

As obras do Ceob foram iniciadas na administração do ex-prefeito Osmário Batistas e retomadas no Governo do Dr. Licurgo Ramos, sendo inaugurado em 27 de setembro de 1958, como Ginásio Estadual Osmário Batista. Fundado e mantido pelo Governo Estadual, o objetivo era ministrar o ensino secundário dentro dos planos, leis e normas estabelecidos pela legislação federal em vigor. A doação do prédio do ginásio ao Estado aconteceu por força da Lei Municipal nº 3, de 28 de junho de 1958, assinado pelo prefeito Licurgo Ferreira Ramos. As aulas começaram a funcionar em março de 1959.