Uma noite dedicada à música nordestina, com shows da banda Cacau com Leite e da cantora Elba Ramalho, nesta terça-feira, dia 28, encerrou as festividades do Ilhéus Forró, série de apresentações em praça pública em homenagem ao aniversário de 482 anos da cidade. As apresentações, que misturaram ritmos regionais, como frevo e forró, com a MPB, atraíram um grande público ao largo da Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes.

O Ilhéus Forró foi iniciado no domingo, 26, e contou com atrações como a dupla Jorge e Mateus, Torres da Lapa, o cantor Daniel Vieira e banda Forrozão. Na noite do dia em que a cidade completou 482 anos, nem a chuva fina que caiu afastou o público da Avenida. As pessoas dançaram ao som da banda Cacau com Leite, com músicas como “Mato e morro por você”, “No balanço do forró” e outros sucessos do ritmo.

Atração principal da noite, a cantora Elba Ramalho trouxe um repertório que misturou MPB, forró e frevo. O colorido do palco chamou atenção da professora Inês Rocha, moradora do bairro Pontal. “Show bem produzido, um colorido diferente, coisa que a gente costuma ver no carnaval de Pernambuco e que ela colocou muito bem aqui no show pra gente”, contou.

Pela segunda numa apresentação em praça pública no aniversário da cidade, a cantora contou que voltar a Ilhéus, “que inspirou tantas histórias do grande escritor Jorge Amado é sempre uma alegria, ainda mais numa data como essa, quando fica mais próxima dos 500 anos. É muito especial para mim e espero que tenha sido para todo o público que compareceu aqui hoje”.

Ilhéus Forró – De acordo com a Polícia Militar, nos três dias de festa, o Ilhéus Forró atraiu cerca de 70 mil pessoas ao circuito. Para o prefeito Jabes Ribeiro, essa é mais uma demonstração do “trabalho de recuperação das festas populares e tradicionais do município, assim como aconteceu com o carnaval antecipado, o reveillón, e a criação do Aleluia Ilhéus que, mesmo sem recursos, conseguimos fazer por meio de parcerias”.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, além de promover mais uma opção de lazer à comunidade, o Ilhéus Forró permitiu movimentar a economia com o viés turístico. O evento, que homenageia os 482 anos de história e os 135 anos de elevação à categoria de cidade, completados no dia 28 de junho, é promovido pela Convention Bureau Costa do Cacau, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), Governo do Estado, através da Bahiatursa, e de vários segmentos da iniciativa privada.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Ilhéus, 29.6.16