A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Ilhéus se reuniu na manhã desta terça-feira (21) com a diretora do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, professora Eliane Ferreira, em uma visita a instituição, localizada no Pontal. O objetivo foi agregar dados que irão fundamentar as ações futuras que o parlamento municipal, junto ao Governo Estadual, fará para viabilizar a construção de um Complexo Educacional da Zona Sul. Tais medidas visam compensar a construção da ponte Pontal-Centro que irá demolir o único colégio na cidade que possui educação integral e que agregam em sua unidade escolar, 265 alunos  do ensino Fundamental II e Médio.

“A visita a esta instituição demonstra o grau de comprometimento desta casa com o futuro educacional de Ilhéus. Não podemos permitir que uma escola com 50 anos de história se acabe, deixando lacunas na estrutura da educação de Ilhéus. Como Poder Legislativo, temos ampla competência para intervirmos, junto ao Governo do Estado, para que o mesmo repare imediatamente esta falha, deixando para cidade um Complexo Educacional da Zona Sul”, disse Jamil Ocké, presidente da Comissão de Educação e Cultura ao lado do vice presidente, Gil Gomes, e do relator, Paulo Carqueija.

No encontro, a diretora Eliane Ferreira apresentou aos parlamentares a importância de haver um colégio que atenda a educação em tempo integral. “Não estamos querendo brigar contra a ponte, sabemos que ela é importante para cidade, mas precisamos que o Estado apresente uma alternativa para suprir a ausência desta instituição dentro do município”, informou Eliane.

O corpo discente do Colégio Padre Luiz Palmeira é formado por alunos que residem nos bairros  da zona sul e rural da cidade, a exemplo do Pontal, Nova Brasília, Nelson Costa, Barreira, além das comunidades que compreendem os distritos da localidade. Com a expectativa de demolição do Colégio, tanto alunos quanto professores foram remanejados para outras instituições da cidade. O encontro contou com a presença dos parlamentares Paulo Meio Quilo, Ery Bar, Fabrício Nascimento demonstrando o empenho da câmara municipal de Ilhéus com o desenvolvimento da qualidade educacional da cidade.