O presidente Jair Bolsonaro nomeou Joaquim Álvaro Pereira Leite como o novo ministro do Meio Ambiente, a nomeação foi publicada nesta quarta-feira (23), no Diário Oficial da União com a exoneração de Ricardo Salles, até então ministro da pasta.

Álvaro Pereira Leite chegou ao governo de Jair Bolsonaro em julho de 2019, como diretor do Departamento Florestal do ministério. Desde abril do ano passado, ele estava à frente da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.

O novo ministro é formado em Administração de Empresas, pela Universidade de Marília (Unimar), no interior de São Paulo, e MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo.

O currículo do novo ministro traz ainda a participação como conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) entre 1996 até o período em que chegou ao governo. Antes disso, era administrador da Fazenda Alvorada, produtora de café entre 1991 e 2002, diretor da LOT incorporações entre 2003 e 2009. Foi diretor geral da Neobrax, empresa do ramo farmoquímico entre 2007 e 2019, diretor operacional da MRPL Consultoria por 16 anos desde 2003, quando abordou temas como manejo florestal sustentável e “Projeto de Carbono REDD+”.