O Conselho do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) deliberou, em reunião ordinária nesta terça-feira, 08, sob a presidência de Edvaldo Soares, pela criação de uma comissão especial que acompanhará os desdobramentos dos incêndios que atingem a região de Mata Atlântica nas proximidades da Ponta da Tulha, litoral norte de Ilhéus.

O grupo de trabalho vai acompanhar as ações de monitoramento dos focos de incêndio e trabalhar junto aos órgãos responsáveis, a exemplo do Corpo de Bombeiros e Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, na tentativa de controlar as chamas e evitar maiores prejuízos ao meio ambiente, assim como colaborar com as investigações que apontam para a possível existência de queimadas criminosas naquela região de Ilhéus. Como os focos de incêndio estão inseridos em uma Área de Proteção Ambiental (APA), a comissão deverá manter permanente contato com a coordenação da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada bem como o Ministério Público Estadual.

A comissão será composta por três membros: Diran Filho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tayná Cardoso, que representa o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), e José Malthez, representante da Associação dos Produtores de Cacau (APC). De acordo com o presidente do Condema, Edvaldo Soares, ao fim dos trabalhos, será feito um relatório para expor os resultados dessas ações.