COSME ARAÚJO (PDT) é o único vereador ilheense a bater de frente com o sistema podre do executivo, manobrado por Isaac Albagli, Jabes e John Ribeiro e, ratificado por uma massa subserviente instalada no poder legislativo, inclusive, por alguns que continuam em cima do murro, mas, nas caladas da noite bebem água na mesma moringa do prefeito parlapatão.

Na última votação sobre a redução do ISS das empresas de ônibus, todos os 18 vereadores aprovaram o projeto do executivo, na íntegra, numa demonstração de impotência e verdadeira subserviência. Cosme Araújo foi o único a gritar contra essa manobra entre o governo, empresas de ônibus e os seus capachos.

Em dezembro de 2014, mais uma vez Cosme Araújo deu uma demonstração de independência votando contra o projeto de lei 088/2014 que aumentava de forma exorbitante o IPTU. De novo o rolo compressor da maldade conduzido por Jabes Ribeiro e sua gente atropelou a lei e arrocharam o povo de Ilhéus. O IPTU teve um ajuste de 2000%, algo nunca visto em nenhum município deste país.

Na tarde/noite deste 3ª feira, 24, no parlamento ilheense, o vereador Cosme Araújo pediu ao povo de Ilhéus que não paguem o IPTU da forma que vem sendo cobrado. Um verdadeiro Assalto!

“Peço ao povo de Ilhéus que pague aquilo que achar justo. Busquem um contador e mande que façam os cálculos de reajuste baseado no IPCA dos últimos 12 meses e façam o depósito em juízo. Pois assim, estará garantindo um direito seu, liquido e certo”, orientou Araújo.

Segundo ainda o vereador Cosme Araújo, o último Refiz aprovado nesta ‘Câmara do faz de conta’ não beneficia ninguém, pois, o parcelamento só será possível se o proprietário do imóvel quitar os impostos e taxas de 2015 integralmente.“Um absurdo deste governo ditador e impositivo que impõe seus critérios em detrimento da sociedade”, afirma o vereador.

Em plenário, o vereador e advogado, Cosme Araújo, adiantou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Bahia, ingressou na manhã desta terça-feira, com um Agravo Regimental contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que indeferiu o pedido de liminar feito pelo Conselho Seccional da entidade contra o novo Código Tributário do Município de Ilhéus.

Na ADI inicial, a OAB questiona o que considera aumento abusivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O objetivo da entidade é cassar a decisão do TJ, assinada pelo desembargador Aliomar Silva Britto, relator da matéria, no último dia 18.

Finalizando seu discurso, bem fundamentado e plausível, o vereador Cosme Araújo foi taxativo: “Não aceitem a chantagem do prefeito ao propagar na mídia chapa-branca que àqueles que não pagarem o IPTU serão levados a barra da justiça. É MENTIRA, e se isto ocorrer você tem o direito amplo de defesa, sem falar que, esse governo não tem respaldo moral e constitucional para tal”.