Representantes de entidades e sindicatos ligados ao setor produtivo de Ilhéus solicitaram a inclusão dos trabalhadores do comércio e da indústria nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Durante reunião com o vice-prefeito Bebeto Galvão na última quinta-feira (27), a categoria apresentou propostas e dialogou sobre as dificuldades impostas pela pandemia, enfatizando a importância da atividade para a retomada econômica do município.

“Recebemos todas as entidades representativas, que estão imbuídas no propósito de realizar um esforço complementar com o poder público para a superação dessa crise sanitária. Vamos analisar a solicitação com todo cuidado e com toda a responsabilidade dentro dos marcos legais e da capacidade e disponibilidade das vacinas”, explicou Bebeto.

Para Anselmo Clement, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), a ação é fundamental para reforçar a oferta de serviços com segurança, tanto para os funcionários quanto para os consumidores. “Devemos atender o plano nacional de vacinação, observando as categorias. Começando pelos comerciários que sempre trabalharam na parte de serviços essenciais, como supermercados, padarias e mercearias”, destacou. O presidente da CDL pontuou ainda que os estabelecimentos seguem com rigor as medidas sanitárias contra a Covid-19.

Reunião com setor produtivo

Conforme Geraldo Magela, secretário municipal de Saúde, há uma orientação para que os municípios sigam a lista preconizada pelo Plano Nacional de Imunizações. Todavia, ele frisou a importância de vacinar o grupo, que também está exposto ao contágio e atua em contato direto com a população.

“Esse profissionais devem ser vacinados, porque o setor representa a fonte econômica, que gera emprego e há um risco de contaminação maior entre os trabalhadores da categoria”. Magela ressaltou que Ilhéus tem capacidade para aplicar cerca de cinco mil doses por dia, contudo, devido ao quantitativo reduzido de vacinas foi adotada a estratégia de forma escalonada.