Inflação alta, juros exorbitantes e desemprego não são bons ingredientes para preservar o poder de compra dos consumidores baianos, que estão mudando hábitos, abandonando as compras mensais, sem porém diminuir o volume de compras. Pesquisa na internet e em encartes, a procura por promoções semanais e o fim da fidelidade a algumas marcas são algumas das soluções adotadas atualmente pelos compradores.
A engenheira Andrea Marchesini adotou a prática de adquirir produtos mais genéricos, sem preocupação com marcas conhecidas. Os supérfluos passam longe e estocar mercadorias em promoção faz parte de sua receita.
A fisioterapeuta Maria Helena Lisboa concorda com estas medidas e diz ainda que está sempre procurando boas oportunidades, o que acontece nos pequenos mercados do bairro de Engenho Velho de Federação, próximo a sua residência no entorno do Dique do Tororó. “Compro o necessário, ms sempre adquiro uma boa quantidade de verduras e legumes nos dias de promoção”, ensina.
O militar Gilberto Mendonça diz que aproveita o tempo livre para fazer pesquisa em mercados de vários portes na região da Avenida Vasco da Gama onde reside. “Só compro as promoções e vou completando minha dispensa. A cesta básica aumenta toda semana e esta é a única maneira de economizar nosso dinheiro”, assegurou o militar.
Já a estagiária Luciana Queírós, diz que está sempre fazendo pesquisa para encontrar produtos mais em conta. “Prefiro fazer compras em grandes lojas, onde é possível encontrar promoções de última hora. Faço compras de dois meses de não perecíveis como feijão, arroz, macarrão, além de material de limpeza. Frutas, verduras e carnes eu vou completando com as ofertas”, diz Luciana.
Vendas
O consultor de varejo da Associação Bahiana de Supermercados (Abase) Rogério Machado diz que setor de supermercados na região Nordeste vem sentindo a crise de forma diferente, com menor impacto que em outras áreas do país.
Segundo ele, os consumidores da Bahia preferem adquirir alimentos e bebidas, o que faz com o volume de compras não sofra grande redução em relação ao que ocorre na região sudeste do país, por exemplo.
Machado diz ainda que houve um crescimento em torno de 10% no volume de vendas nos mercados de médio e pequeno porte de Salvador.
A principal razão vem sendo o fortalecimento e o crescimento das centrais de negócios que realizam a compra de mercadorias em grande volume. Isto permite que os estabelecimentos comerciais oferecem produtos com preços mais em conta para o consumidor final.
Estratégias
A rede Extra, por exemplo, onde Maria Helene Lisboa fazia compras na última quarta-feira, promove às quartas descontos em itens de hortifrúti (como frutas, verduras, folhagens e ovos).
Segundo a assessoria de imprensa, a rede possui ações promocionais fortes como o Detona Preço, com um dia inteiro de ofertas em todas as categorias e assegura que cobre as ofertas anunciadas pelos concorrentes diretos, basta apresentar o folheto válido no caixa.
Outras redes também adotam dias específicos da semana para venda de produtos perecíveis, para ofertas especiais ou adotam promoções especiais nas semanas que antecedem aniversários do grupo para atrair clientes, principalmente nos períodos em que diminui o afluxo de clientes.
Comprando com economia

Salário X Compras – No primeiro mês, contabilize quanto custa suas compras e qual o percentual destas sobre seu salário. Divida o valor por quatro definindo o valor máximo permitido para gastos no supermercado, por semana
Básicos X Supérfluos – Faça duas listas, relacionando na primeira os produtos básicos e na segunda os supérfluos. Faça uma triagem destes e verifique até que ponto a compra deste item não pode ser adiada
Quantidades – Na lista considere a quantidade necessária de cada produto básico, de forma que não seja preciso adquiri-los de novo até o período da próxima compra
Armadilhas – Ao chegar ao local das compras, dirija-se diretamente aos pontos onde os produtos se encontram, evitando passear entre as gôndolas e ser tentada a aproveitar uma promoção de mercadorias que você não precisa
Disciplina – Tente não sair da lista e não tente lembrar se faltou alguma coisa. Não fique procurando algo que você “acha” que precisa, porque certamente vai encontrar
Importante – Evite levar as crianças, mas, caso não seja possível, vá direto aos itens de compra e não passeie pelo mercado. Caso a criança insista em comprar algum item, faça valer o diálogo
Fundamental – Procure fazer as compras depois de comer. A fome física ou do estômago é a fome fisiológica que alimenta e define uma vida saudável. A fome emocional ou psicológica implica apenas comer, e por este motivo estimula as compras em excesso por estar ligada às emoções
Depois do dia 15 – A maioria dos consumidores recebe os salários até o dia 10 de cada mês. Neste período, as promoções são poucos e vale a pena esperar até o dia 15, porque no segundo semestre os mercados querem atrair o comprador que está com menos dinheiro