O cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 foi publicado, nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União. Diferente da edição anterior, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas, nos dias 21 e 28 de novembro, e terão perguntas iguais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa é uma maneira de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões. Já a inscrição deve ser feita na página do participante entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85.

O candidato deve escolher, na inscrição, se deseja fazer a versão impressa (tradicional) ou a informatizada. Ao todo, serão 101.100 vagas no Enem digital, que é aplicado nos locais de prova. Não há a opção de prestar o exame em casa.

Desta vez, a versão computadorizada terá adaptações para candidatos com deficiência: prova superampliada e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade, opções que, na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia.

Confira as datas

No dia 21 de novembro o candidato deverá fazer:

45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
e redação.

Já em 28 de novembro a prova tem meia hora a menos:

45 questões de matemática
e 45 questões de ciências da natureza.

Horários

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

Os candidatos deverão, obrigatoriamente, usar máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos. Não seguir os protocolos de prevenção leva à eliminação do estudante.